Trabalho colaborativo: viaje pelo mundo sem gastar com hospedagem e alimentação

Você já ouviu falar sobre wwoofing, helpex, workaway ou house sitting? Quem quer viajar pelo mundo precisa conhecer essas opções e se você ainda não sabe como funciona, confere aqui!

Existem muitas maneiras de se viajar, pois cada viajante tem seu estilo, orçamento e gostos, não é mesmo?

E se você quer viajar barato e economizar, principalmente nos destinos caros, como Europa, Estados Unidos ou Japão por exemplo, conheça maneiras alternativas, que eu já usei e vejo muitos viajantes fazendo o mesmo no mundo todo.

Porque viajar não precisa ser caro. Há maneiras de viajar muito, mas muito barato mesmo. E uma solução para que você viaje, mesmo com pouco dinheiro é usar uma das maneiras alternativas de se viajar. E o que seria isso?

Você pode fazer algo que você gosta, alguma atividade que sabe ou que gostaria de aprender, e em troca você recebe hospedagem, alimentação e outro benefícios. São os chamados trabalhos colaborativos.

É usar do poder da conexão, da internet e da globabilização, que possibilita formas de colaboração entre quem precisa de uma ajudinha e quem pode colaborar.

E como funciona na prática?

Por exemplo, você gosta de fotografia e tem um hotel na Austrália precisando de fotos mais profissionais para seu site. E a Austrália esta na sua lista, nos destinos que você quer visitar.

Então você pode realizar fotos para esse hotel e em troca você recebe acomodação gratuíta, e ainda, talvez possa fazer uso da lavanderia, da cozinha, usar a bike grátis, etc.

Legal não é? E existem M-I-L-H-A-R-E-S de oportunidades em todos os lugares do mundo, nas mais diversas atividades, e só para citar algumas:

  • Algum reparo, manutenção dos mais diversos tipos
  • Ensinar algo que você sabe para outras pessoas, como tocar algum instrumento por exemplo, um idioma, dança, etc.
  • Cuidar de um animal enquanto os donos viajam
  • Alguma atividade ligada a vida rural, em fazendas, se você gosta ou quer experimentar a vida no campo
  • Você poderia ainda ser promotor de festas
  • Fazer drinks ou cozinhar
  • Arte: desenho numa parede, pintura de um quadro, etc.
  • Cuidar da recepção de um hotel ou hostel
  • Atividades relacionadas a tecnologia, como design de sites, edição de vídeos e marketing digital.

Eu já vi muitos projetos suuuper legais, que o valor da experiência de trabalho vai muito além da questão financeira, por exemplo:

Aprender a fazer queijo em uma fazenda de cabras. Auxiliar nas atividades diárias de uma comunidade Budista (enquanto participa de todas elas é claro!). São infinitas possibilidades de atividades que você pode realizar e fica impossível listar todas aqui.

Os dias que você fica num mesmo local, as horas necessárias de atividades e o que você recebe em troca, é variável. Depende do que o host precisa e da sua disponibilidade. Mas a hospedagem é sempre garantida.

DEIXA EU MOSTRAR NA PRÁTICA ALGUNS EXEMPLOS:

Imagine você trabalhando num local bacana como este na Espanha:

Você ajuda: Máximo 25 horas por semana com atividades relacionadas a: arrumar camas, limpeza e cuidar da recepção.

Em troca, você recebe: Café da manhã, uso da lavaderia, pranchas de surf, dois dias livres por semana, e pode cozinhar suas próprias refeições!

Gosta de surf, estar com aquela galera bacana, diversão e festa? Então essa opção pode ser pra você:

Você ajuda: Máximo 5 horas por dia com atividades relacionadas a carpintaria e manutenção.

Em troca, você recebe: Acomodação, café da manhã e uso de toda estrutura do hostel, incluindo pscina e área para churrasco.

Ou então você pode ajudar a construir um jardim nos Estados Unidos!

Detalhes: os hosts falam português! Ou seja, você não precisa ser fluente em outro idioma para encontrar oportunidades, mesmo em solo americano.

 

Você ajuda: Máximo 5 horas por dia com atividades relacionadas a construção de um jardim orgânico.

Em troca, você recebe: Acomodação confortável para até duas pessoas.

Outro exemplo é uma hostel na França, onde o inglês solicitado é só intermediário:

Você ajuda: Máximo 5 horas por dia, entre 2 semanas até 2 meses, com atividades relacionadas a ajuda na cozinha, preparação de drinks, arrumação de camas e limpeza.

Em troca, você recebe: Acomodação, café, almoço e janta, uso da lavanderia e de bikes.

O fato é que são milhares de oportunidades em todos os cantos do globo.

E além dos benefícios financeiros, de economizar na viagem e viajar barato, você pode ainda:

  • Praticar e aprender o idioma local, quer coisa melhor do que aprender com nativos?
    Se você quiser, pode usar da oportunidade para aprender um idioma novo. Nada de fazer intercâmbio, que custa uma fortuna e sempre tem outros brasileiros,. Não vale o alto investimento.
  • E você tem a chance de sair da rota turística e ter uma experiência mais única e profunda, tendo contato com pessoas que moram no país, ao invés de encontrar somente com outros turistas.

Muitas pessoas viajam assim no mundo todo porque elas preferem ter seu sonho realizado, e por isso consideram outras formas de viajar, pois elas escolhem parar de dar desculpas para deixar de fazer o que desejam!

E você pode estar pensando, Ah mas eu vou ter que trabalhar!

Mas não se engane…trabalhar em outro país enquanto você viaja não tem nada de parecido com seu trabalho diário, com rotina, transito, stress, pressão, prazos e metas!

Você se diverte e aprende o tempo todo, porque além da questão financeira, você tem ainda as diversas vantagens de realizar uma viagem nesse formato.

 

Veja o que dizem alguns viajantes que escolhem essa opção de viagem:

 

Mikel é um anfitrião muito generoso e divertido! Este foi meu primeiro trabalho e me diverti muito, deixando-me com uma impressão impressionante da Albânia, dos Bálcãs e da vida em Shkodër. Mikel e sua mãe cuidam maravilhosamente de seus voluntários, fomos levados para os rios, o lago, almoçamos com amigos e amigos de Mikel. O trabalho era consistente e nunca muito árduo, principalmente limpeza de salas, arrumando camas e lavando as roupas. Obrigado Mikel por um tempo maravilhoso 🙂

 

Acabei de passar duas semanas muito felizes trabalhando no mais lindo jardim da França. Foi um prazer conhecer os anfitriões, Nicky e Mick, que foram ambos acolhedor e excelente companhia. Estou ansiosa para voltar a Bormes no Outono para uma estadia muito mais longa.

 

 

Eu queria experimentar o “verdadeiro estilo de vida canadense” e também foi minha primeira experiência de trabalho. O que posso dizer? Foi perfeito! Tralauney é uma anfitriã incrível. Não só fomos ao lago, fizemos um churrasco com os amigos e tivemos conversas engraçadas mas também sérias. Tralauney também me ajudou a planejar viagens de fim de semana para as Montanhas Rochosas e para Edmonton, assim como minha rota de viagem adicional. Eu realmente gostei de “trabalhar” (você não pode mesmo chamar de “trabalho”): Fazer as tarefas pela manhã e à tarde, assistir Netheya, limpar o quintal ou a casa, jardinagem. Eu não posso te agradecer o suficiente por tudo que você e sua amília fizeram por mim, vocês são demais! Foi um momento lindo e inesquecível e espero vê-lo novamente!

 

E mais incrível é que há oportunidades mesmo que você:

  • Não fale outro idioma fluentemente
  • Independente da idade, se você tem mais de 18 anos, então esta perfeito!
  • Não importa o país ou continente que você queira conhecer
  • Independente da atividade que você possa fazer…sabe lavar um prato? Então tem opções pra você também!
  • Se você viaja com o namorado (a), amigo, com esposa, etc. Existem oportunidades para quem viaja em dupla, em casal ou mais pessoas.

Eu acredito que nós podemos nos preparar para viver essa experiência pelo mundo e que informação de qualidade, inspiração, suporte de quem já fez é muito importante para nos dar mais confiança.

Inscreva-se na newsletter e fique por dentro de mais conteúdo sobre viajar pelo mundo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Thiago Matos disse:

    Uau. Eu quero muito isso e vou me preparar desde já. Agradeço se puder me adicionar em um grupo no WhatsApp para que eu possa ter mais informações.
    +554799265-7135.